terça-feira, 8 de março de 2016

A Ironia é uma palavra feminina.



Olha, complicado, viu? Porque, veja bem: só tinha menino perto de mim; é irmão, primo, vizinho brincando de carrinho, de tanque, de espada, com um castelo do He-man do tamanho do mundo e eu com as coisas rosas minúsculas que não tinham nenhum botão de atirar laser. Aí o que me restava era pegar os bonequinhos do Comando em Ação dos meus irmãos, juntar com as Barbies e formar uma equipe muito louca de espiões - usá-los também para a aulinha de todo dia com os ursinhos carinhosos.

Mas aí na adolescência minha mãe, que é uma deusa maravilhosa, me deixava usar a porcaria da roupa que eu quisesse - aí como ser menino parecia mais fácil, eu me camuflava com umas roupas do Big Jonhson e umas calças cargos de cores neutras porque percebi que as meninas que usavam coisas femininas bonitinhas e tal eram marcadas com um alvo na cara para piadinhas do tipo “nossa que perna fina/gorda”, “nossa, que magrela sem peito/gorda peituda”, “nossa, olha esses pelos, que horror”. Né, usar shorts era um perigo satânico, então vamos afastá-lo de nós sem criar confusão. Não pode criar confusão, gente. Menina não cria confusão. Não pode. É feio.

O disfarce das curvas funcionou que foi uma maravilha, porque antes era legal ser quase um menino, mas quando você começa a gostar de um, percebe que ele gosta mesmo é daquelas meninas que há um mês estava falando mal. Mas aí você ouve que menino trata mal pacas quando gosta de uma menina. Aí você fica relax. Pô, super normal ser tratada que nem lixo, porque o menino só consegue se expressar pela agressão, porque ser estúpido faz parte da masculinidade. Super comum. Super normal. Quem reclama disso que é noiada mesmo.

Mas aí quando você ouve de um guri da turminha que você é feia e ninguém nunca vai querer te namorar, essa regra do mal tratamento não parece muito realista - afinal, você é feia porque é mais morena que a maioria, você é feia porque seu cabelo é assim ou assado, você é feia porque usa aparelho. Né? Tudo culpa da gente isso, maior vacilo. Você tem que ser bonita para os meninos, cara. A gente nasceu pra isso. Mas sem se dar ao desfrute! Seja uma santa, amiga. Tem que ser garota pra namorar!

Até parece que você não ouviu, aquela vizinha te dizendo que menina tem que se cuidar e dando moral para seus irmãos cuidarem de você na rua, ainda mais à noite. Ela está coberta da verdade, né gente, vamos combinar. Não pode andar na rua sozinha, é pedir pra acontecer as mazelas do mundo. Aí não vai reclamar, né? Quando você foi assaltada e levou um murro na cara, que horas eram? Sete horas da noite. Não tem nem como te defender, querida. Por favor.

Pensando nisso, percebo que fui super injusta então quando um imbecil roubou meu primeiro beijo em uma matinê, afinal, eu tinha aparelho e um cabelão de Pocahontas, ele fez é um favor, né gente? Super injusta eu ter empurrado o miserável, onde eu iria receber um beijo sendo do jeito que era? A pessoa não se enxerga, né? Pois é.

Nossa, então eu fui injusta com todos os desgramados que tentaram me agarrar nas festas e baladas, porque se eu estava ali, na pista de dança, estava claramente pedindo para ser assediada. Afinal, que mulher direta vai se divertir à noite e fica na pista pra… DANÇAR? Que absurdo, gente. Maior injustiça do mundo. Desculpa aê pelos tapas na cara e joelhadas nos amiguinhos baixos, estava super errada. Já não bastou ser convidada a me retirar de alguns estabelecimentos porque um fulaninho não passou dos limites tentando passar a mão na minha bunda, eu que passei por ter me defendido. Que mulher se defende? Homem tem que defender a mulher, onde já se viu isso. Está lá na regra, ali em cima: Menina não cria confusão! Olha ai você errada!

Confesso que tentei me redimir achando uma puta vagabundagem a menina ter transado com mais de dois caras. Menina direita só faz amor, e fazer amor é com o homem da vida dela, gente. Qué isso. Já disse, você, menina, nasceu pra agradar aos homens. Não, você não tem desejo. Não, você não tem querer. Não, você não tem que achar ruim o idiota do seu namorado trair você com outra porque você é menina de namorar, não de transar - e aliás, a culpa é toda da menina obviamente deu mole para um cara compromissado. Coitado dele né gente, homem não consegue ficar de boa no mesmo metro quadrado de uma menina, se ela der indireta ainda, vish. Aí lascou. Mas daí ela diz ter sido abusada, mas todos nós sabemos de cor: é culpa da sua roupa, menina, do seu comportamento. Você também queria. Para de chorar.

Daí desandei de novo, desculpa. Fui e comecei a trabalhar. Mas não em qualquer lugar, tive que ter a audácia de me enfiar no mercado de games. Para gente, por que? Tem tanto lugar pra trabalhar, por que logo aí? Está querendo atenção, né? Claro que sim, gente. Menina só quer atenção, não quer mais nada. Não é porque amava games, nitidamente era para ter status. Teve até uma vez que pegaram uma foto minha e fizeram umas montagens bem escrotas, cheias de xingamentos. Meu chefe queria destroçar o guri, mas eu super de boas disse “pra quê gente”, claro que a culpada era minha,  eu que além de ter foto na internet, estava achando que manjava dos leros de games. Fui contra, mas meu chefe processou o guri da mesma forma, mas claro que ficou por isso mesmo. Que bom, né? Também acho.É que o menino era filho de alguém importante, e o advogado dele disse que ele não tinha feito nada demais, era coisa de menino. Ah gente, que dó, né? Coisa de menino. Nem sabia.

Hoje em dia, com 33 anos, estou casada e com filhos. Não estou perdida na vida, ufa! Estou em casa cuidando deles e trabalhando, tudo ao mesmo tempo. Mais do que normal, né? Porque é easy life ter filhos, cuidar deles, limpar a filha quando acorda e vem esfregar a mão de coco em você, tirar a comida que seu filho jogou na fresta do sofá, pisar em pecinhas de todos os tipos no chão, fazer todo mundo dormir, comer, tomar banho na hora certa e adequada segundo todos os pediatras do mundo, além é claro, deixar a casa um brilho e estar apresentável para o marido. Nada de tomar banho a meia noite, porque é o único horário que tem disponível para si mesma, porque, esse papo de ser mulher e ser mãe não dá certo.Você quer um prêmio por isso? Oushe!

Mas se você for pensar bem, não tem nada demais. E ainda está reclamando do que? Você está em casa! Em Ca-Sa! O máximo que você sai do conforto da sua casa é pra ir ao supermercado na velocidade da luz enquanto seus filhos dormem. Maior moleza. E ainda ouve sempre comentários super nada constrangedores dos operários obra do CEI na esquina de casa. Olha que coisa maravilhosa! Como você tem coragem de querer jogar seu sapato na cara desses caras? Você deveria se sentir incrível, isso sim. É sua culpa estar de legging, ou de calça jeans, ou de burca. Tudo isso é super provocante, já sabemos que você que não sabe se portar em sociedade. Além do mais, para quem era considerada uma baranga na adolescência, está é ótimo! Né não?

Tudo bem, aceito. Mas tenho que dizer que estou tendo pensamentos errôneos de voltar a trabalhar fora. O quê? É um sacrilégio você querer isso! Você é mãe, quem vai cuidar dos seus filhos? Ai você vai lá, começa a trabalhar e a casa vai ficar desarrumada. Seu marido não vai ter cueca limpa. Seus filhos não vão ter o amor de mãe. Que pecado, não faz isso! Espera uns anos, o que são esses anos, né? Deixa eles entrarem na faculdade, aí você pode pensar em você mesma. Porque você já faz mil coisas mesmo, super normal, mas se você voltar a trabalhar e largar seus filhos a Deus dará, é uma heresia. E olha, sem querer ser chato, mas você quem pediu por isso, você quem não se cuidou direito. Aí dá nisso, agora não dá pra querer ter uma vida diferente.Você não precisa sair, nem ir ao cinema, nem ter uma vida social com a família e com os amigos, você é mãe, já disse. Você vive pra isso. Pra que mudar isso? Pra que ser profissionalmente bem sucedida? Bobagem, mãe não se porta assim, ainda mais querendo trabalhar de novo com joguinhos. Ou pior, escrevendo besteiras por aí. Você ganha menos que homem mesmo, pra quê? Não precisa de dinheiro, dinheiro é do capiroto, consumismo besta você querer ter uma roupa nova ou fazer a unha. 

Você agora é um exemplo, imagina sua filha fazendo essas coisas? Namorando, vestindo bermuda no verão, querendo trabalhar em lugares de homens, metendo a mão na cara dos cretinos que a assediarem? Ou pior ainda, não querendo casar e ter filhos? Aí é o fim do mundo! Já estou vendo que ela usa umas roupas que não são rosas e gosta de brincar de carrinho. Gente, dá umas panelinhas para ela já saber aonde é o lugar dela. Nada de bola ou de brinquedo de super herói. Se você for uma boa mãe, direita, sombrinha do marido, que não fala palavrão, que não usa roupas inadequeadas, que cozinha, lava, passa, limpa, enfim, faz o que nasceu para fazer, está tudo bem. E nada de colocar seu filho homem para lavar louça… Ops! Já foi, desculpa.

Affe. Falo nada. E depois falam que ser mulher é difícil. Não sei aonde.


[Desenho por Jeffrey Duck Haiduk]

Nenhum comentário: